Lukas Podolski

Nome: Lukas Podolski

Data de nascimento: 04 de Junho de 1985

Origem: Gliwice – Polônia

Altura: 1,82m.

Peso: 81kg.

Pé: Esquerdo

Apelido: Prinz Poldi (Príncipe Poldi)

Clube nacional atual: Alemanha

Número: 10

Posição: Meia-atacante

Clube atual: Colônia

Número: 10

Posição: Meia-atacante

 

Carreira

Conhecido também como Prinz Poldi , apresentou-se profissionalmente no Colônia, onde destacou-se tanto que foi chamado à Eurocopa 2004 mesmo com o rebaixamento da equipe em sua temporada de estreia, a de 2003/2004

Na temporada seguinte, 2004/2005, marcou 24 gols e liderou o time rumo ao título da segunda divisão, permitindo a volta à Bundesliga para a temporada 2005/2006.

A história, entretanto, repetir-se-ia: o Colônia foi novamente rebaixado, mas Podolski seguia sendo a grande estrela da equipe, e foi incluído na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2006.

 

Bayern de Munique

Antes do mundial, já havia acertado sua transferência para o poderoso Bayern Munique, onde jogaria a partir da temporada 2006/2007

Chegou ao Bayern após a disputa da Copa do Mundo, trazendo uma enorme expectativa aos torcedores devido ao seu bom desempenho no Mundial, que inclusive rendeu-lhe o prêmio de Melhor Jogador Jovem do torneio, entregue pela FIFA.

Entretanto, não conseguiu firmar-se no clube bávaro, principalmente após a vinda do italiano Luca Toni, que também havia sido destaque na Copa. A fase era tão ruim que, apenas um ano após sua chegada, Podolski chegou a atuar pelo Bayern München II, uma espécie de equipe de categorias de base do Bayern que disputa a terceira divisão alemã.

Em 2009, passou a manifestar seu desejo da sair da equipe. não descartando uma volta ao Colônia. Em janeiro de 2009, em seu site pessoal, Podolski oficializou seu retorno ao Colônia a partir de julho do mesmo ano.

Seleção alemã

Nascido na Polônia, Poldi vive desde os dois anos de idade na Alemanha, onde cresceu na cidade de Colônia, tendo optado por defender a Seleção Alemã. Um ano após seu debute pelo Colônia, já estreava na equipe principal da Mannschaft, aos 19 anos, tendo figurado na Euro 2004. Outro ano depois, marcava três gols na Copa das Confederações, um deles contra o Brasil. Na Copa do Mundo de 2006, foi eleito o melhor jogador jovem do torneio, desbancando favoritos como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney.

Teve especial destaque no mundial na partida contra a Suécia, nas oitavas-de-final, marcando os dois gols da vitória germânica, recebendo em ambos assistência de Miroslav Klose, outro polonês naturalizado (e posteriormente seu colega no Bayern), com quem costuma conversar em polonês para confundir os adversários. Curiosamente, ambos chegaram no mesmo ano na então Alemanha, 1987.

Chamado para a Copa do Mundo de 2010 mesmo vivendo má fase no Colônia, marcou o primeiro gol alemão na competição, na goleada de 4 x 0 sobre a Austrália, em forte chute de fora da área. É titular absoluto da seleção, jogando como meia-atacante por preferência do técnico Joachim Löw.

 

Vida pessoal

Monika Puchalski, namorada de Podolski há vários anos, deu à luz a Louis Gabriel Podolski, o primeiro filho deles, no dia 14 de abril de 2008.